sexta-feira, 10 de Maio de 2024  16:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Raia com Molho Pitau

Raia com Molho Pitau

Limpe bem a raia, retire-lhe a cabeça e o rabo e limpe bem por dentro. Lave-a novamente com água e vinagre e leve-a a ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

Filarmónica de Instrução e Recreio da Abrunheira

Filarmónica de Instrução e Recreio da Abrunheira


dia 17 de Fevereiro pelas 17:00/ ano 2008

Teatro Aveirense


No ano de 1881 era fundada a Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira, na que era, na altura, uma povoação divida pelas freguesias de Reveles e de Verride. Embora desde sempre se tenha comemorado o seu aniversário em
inta-feira de Ascensão, talvez porque terá sido nesse dia a sua primeira exibição pública e, certamente por se tratar de uma efeméride de grande significado; o certo é que a actividade começou logo no início desse ano.

A 3 de Abril foram aprovados os seus primeiros Estatutos, sendo registados no dia 7 de Dezembro de 1881, depois de aprovados pelo Conselho de Distrito em sessão de 21 de Julho do mesmo ano.

Em Maio de 1999 é alcançado mais um marco do seu centenário historial, já que é concretizado o seu primeiro trabalho discográfico, intitulado “Filarmónica de Abrunheira em Concerto”. Dois anos depois é gravado “Concerto d’Amore”, o segundo trabalho. Segue-se-lhe em 2002 a participação no Projecto “As melhores Bandas da Região Centro”, onde conjuntamente com outras 8 filarmónicas faz nova incursão pela produção discográfica.

Em 2004 grava um novo CD, intitulado “Reflexo”.

A sete de Julho de 2001 é conferido à F.I.R.A. o diploma de reconhecimento de “pessoa colectiva de utilidade pública”, em despacho assinado pelo primeiro-ministro António Guterres. Em Setembro deste mesmo ano a Filarmónica de Abrunheira efectua uma digressão à Alemanha onde realiza cinco concertos nos estados de Baden-Wurtemberg e da Baviera, a convite da Musikschule Steinheim am Albuch.

No ano de 2004 faz nova digressão à Alemanha, onde participa no “Festival Internacional de música de Kapfenburg”, conjuntamente com agrupamentos musicais da Rússia, China, África do Sul e Alemanha.

Além da participação neste “Festival” actuou também no Parlamento de Estugarda, em Neresheim e em Steinheim.

Em Julho de 2006 deslocou-se à Ilha do Pico – Açores para participar nas festas da freguesia de Santo Amaro, tendo realizado concertos na Ribeirinha, Santo Amaro e São Roque do Pico.

Actualmente, a FIRA tem em actividade a Secção de Música que engloba a Filarmónica, com um total de 60 músicos; uma Banda Juvenil e a Escola de Música; dirigidas pelo director musical António Luís Rodrigues Mota.


Mais informações:
www.teatroaveirense.pt
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®